terça-feira, 28 de julho de 2009

Bons sinais...

O Brasil tem, mais uma vez, apresentado bons indicadores econômicos. Em documento divulgado pelo governo, o crédito cresceu aproximadamente 20% no último ano. Os principais atores que contribuíram para este aumento foram o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e as pessoas físicas. Com este aumento, o crédito passa a ter uma maior participação no PIB brasileiro, isto é, em tudo aquilo que foi produzido no ano dentro do país.

Isto, aliado ao fato de termos acumulado um superávit (um saldo positivo) na balança comercial (exportações menos importações), representa uma grande melhora no cenário econômico brasileiro, mostrando que o país está no rumo certo para vencer a crise.

terça-feira, 14 de julho de 2009

MPF investiga Fundação Sarney


O senador José Sarney, presidente do Senado, está sobre a mira do Ministério Público Federal, mais uma vez. Agora é acusado de ter desviado dinheiro através da Fundação Sarney.

O responsável pelas investigações é o procurador da República Tiago Souza Carneiro. O foco das atenções é a relação da Petrobrás com a Fundação, uma vez que há indícios de desvio de dinheiro público. A investigação teve início com a denúncia de que a Fundação recebeu uma verba (R$ 500 mil) da Petrobrás para realizar um determinado projeto e não o fez, repassando a quantia a outras empresas, algumas delas fantasmas. Tiago já solicitou ao Ministério da Cultura informações sobre a Fundação e suas transações.

Sarney alega que não tem “responsabilidades administrativas” na Fundação, o que foi provado não ser verdade. Assim, o senador mentiu em plenário e deve-se, portanto, avaliar se houve ou não quebra de decoro.

O atual presidente do Senado tem atravessado um momento político delicado e, se comprovado o desvio, corre o risco de perder o cargo.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Afinal, o que é o tal Risco Brasil?

Achei no Portal G1 uma explicação muito boa sobre o Risco Brasil. Confira abaixo:

O risco-país é um índice que reflete o comportamento dos títulos da dívida externa brasileira. Corresponde à média ponderada dos prêmios pagos por esses títulos em relação a papéis de prazo equivalente do Tesouro dos Estados Unidos, tido como o país mais solvente do mundo, de risco praticamente nulo.

O indicador mensura o excedente que se paga em relação à rentabilidade garantida pelos bônus do governo norte-americano.

Significa dizer que a cada 100 pontos expressos pelo risco Brasil, os títulos do país pagam uma sobretaxa de 1% sobre os papéis dos EUA.

Basicamente, o mercado usa o indicador para medir a capacidade de um país honrar os seus compromissos financeiros.

A interpretação dos investidores é de que quanto maior a pontuação do indicador de risco, mais perigoso fica aplicar no país.

Assim, para atrair capital estrangeiro, o governo tido como "arriscado" deve oferecer altas taxas de juros para convencer os investidores externos a financiar sua dívida - ao que se chama prêmio pelo risco.

Enquete

Essa semana encerrou a última enquete do blog “Quem é o melhor presidenciável em 2009?”.

O vencedor foi o governador de São Paulo, José Serra, com 50% dos votos (24). Em segundo ficou o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, com 29% dos votos (14), seguido pelo atual Presidente da República, Lula, com 14% (7 votos). Por último ficou a candidata do PT, a ministra Dilma Rousseff, com 3 votos (6%).