segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O envelhecimento populacional e as suas consequências

Com o avanço da medicina no ultimo século, aliado a um aumento no qualidade de vida, as pessoas passaram a viver mais. Isso representa uma mudança na estrutura populacional de um país e tem grandes repercussões econômicas, políticas e sociais, no longo prazo.

Sabe-se que o envelhecimento da população é mais intenso nos países mais ricos, enquanto que nos mais pobres o processo de envelhecimento da população já começa a ser notado.

O problema que surge é como que os governos devem agir frente a este novo quadro social? Esta é uma questão a ser pensada, pois uma população mais velha significa mais aposentados, aumento dos gastos públicos e até mesmo uma diminuição da força de trabalho. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), hoje, aproximadamente 11% dos quase 7 bilhões de habitantes do planeta têm mais de 60 anos. Há, porém, uma estimativa que, em 2050, este número suba para 22%, de um total estimado de 9 bilhões de pessoas.

Aliado ao envelhecimento da população, as famílias têm tido menos filhos, especialmente nos países mais desenvolvidos, como a França, por exemplo. Em 1970, as mulheres tinham, em media, 4,3 filhos, enquanto que, atualmente, têm 2,6 filhos. Com isto espera-se que, na metade deste século, a população mundial comece a encolher.

Teorias macroeconômicas sugerem que um envelhecimento da população pode desacelerar o crescimento de uma nação. Mas como? Esta é uma questão relativamente fácil de se responder. Enquanto mais pessoas se aposentam, e menos jovens tomam seus lugares, a força de trabalho tende a diminuir, ocasionando um menor crescimento econômico, a menos que haja um rápido ganho de produtividade. Como os trabalhadores estarão mais velhos, há a possibilidade de se perder produtividade.

Há, ainda, outros problemas a serem considerados, como o previdenciário. Com o envelhecimento, haverá mais beneficiários que receberão aposentadorias, ocasionando um rombo no sistema. Daí toda a discussão existente acerca de uma reforma no sistema previdenciário. O mesmo acontece com a saúde pública. Os gastos futuros devem aumentar, uma vez que uma população mais velha necessita mais de cuidados médicos.

Enfim, estas são questões importantes que devem ser debatidas e pensadas para o futuro, e que já são percebidas em algumas nações.

46 comentários:

  1. ficou massa pena que ningem le

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu li e gostei e vc gostou ou so ficou massa

      Excluir
  2. Nossa horrivel esse texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc que pença que esse texto e horrivel porem cada um tem a sua opiniao mais eu gostei.

      Excluir
  3. Descordo com Horrivel
    eu achei um bom texto. tanto q c nota as bouas explicaçoes no decorrer do texto .
    bem eu acgei otimo e bem explicativo

    ResponderExcluir
  4. não explica nada nesse texto:@

    ResponderExcluir
  5. Ah me poupe sou linda ;*
    UASHAUSHAUSHA, *---* por: Carine Prado

    ResponderExcluir
  6. o texto não é esclarecedor
    Não usei esse texto mas em certos pontos ele e regular

    ResponderExcluir
  7. bom esse texto, quem gostar , goste quem não gostar , não fique colocando criticas idiotas !

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei este texto com ele consegui tirar uma nota suprior a 17 na disciplina de geografia

    ResponderExcluir
  9. Quando uma pessoa não sabe intrepetar um texto.
    Não fale mal dele, porque para o que for se este texto for analisado com atenção e há media que se lia se fosseis retirando o mais importate claro que servia.

    ResponderExcluir
  10. Sois uma cambada de BURROS

    ResponderExcluir
  11. Sois uma cambada de BURROS e com letras maiúsculas

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto, fala exatamente sobre o que eu estou debatendo na faculdade. PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  13. Coisa mais ridícula, tratar pessoas como se fossem simples máquinas envelhecidas que só dão gastos. Isto chega a ser desumano, fico enojado com tudo isso. Tratam nossos idosos apenas como máquinas que não servem mais para o trabalho, mas se esquecem de tudo o que eles já contribuíram no passado. Se hoje nós somos o que somos, devemos sim aos nossos idosos, e eles merecem todo o nosso respeito. Lembrem-se: um dia todos vcs serão idosos também. Como se sentirão, se forem tratados como imprestáveis na terceira idade ? Ficarão felizes em serem analisados como se fossem simples máquinas ineficientes que só dão prejuízos ? Pensem nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens vc estar abisolutamente serto(a) CONCORDO PLENAMENTE AMEI O SEU COMENTARIO

      Excluir
    2. Esse teu comentário nao tem nada a ver com o texto. O texto trata apenas de possiveis consequencias do envelhecimento da população, em nenhum momento menosprezando os idosos.

      Excluir
  14. muitoooo booom!!!!!!!!!!!!!

    me ajudou muito..
    *****
    mas precisava falar sobre a situaçoes dos idosos hj.

    ResponderExcluir
  15. esse texto é muito bom..

    ResponderExcluir
  16. este texto e uma bosta tenta resumir assim todos entendem seu burro

    ResponderExcluir
  17. isso nao adiantou nada

    ResponderExcluir
  18. eu adorei esse texto me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  19. Bom o texto, porem falta informações!!

    ResponderExcluir
  20. Achei o texto super bacana! O curioso é que notei que este texto foi feito em 2009 e o assunto abordado continua tendo ampla repercussão. Prova disso foi o tema de redação da FEPAR, que abordava exatamente essas questões...Sem contar os inúmeros gráficos e reportagens que apareceram na mídia este ano... Mas acredito que a força de trabalho não irá diminuir em todos os setores... A carreira de Medicina por exemplo, visa uma dedicação para a vida toda, e a grande maioria entra nela sem pensar em aposentadoria, mas claro, há exceções...Também não sei se foi essa sua intenção ao expressar esse comentário... Achei interessante o dado de reposição de " 2,6 filhos" , porque pelo menos até 2009 segundo a fonte que você deve ter consultado, as pessoas cumpriam sua taxa de reposição-pelo menos biologicamente- e agora não só deixam de cumprir, como também não contribuem.... Não sei se você ainda utiliza esse blog, mas discutir temas como esse é super legal... Infelizmente a infinidade de blogs que tem por aí se voltam para a moda, ou coisas do gênero. E nos jornais e revistas, sabemos que muitas as vezes as matérias tem função de indução a certos pensamentos, o que acaba perdendo o real valor da transmissão de informação.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  21. Temos que pensar além das consequências enumeradas, com a diminuição de força de trabalho e mais aposentados abre-se a porta para mais imigrantes, quem pode dizer qual o resultado disso em 50 ou 100 anos ? talvez o Brasil se torne um país com mais estrangeiros que brasileiros, como aconteceu no Egito de Moises

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Se estão a procura de uma abordagem completa,leiam um artigo científico ou um trabalho acadêmico.Isso é um resumo,e está excelente.

    ResponderExcluir
  24. Se estão a procura de uma abordagem completa,leiam um artigo científico ou um trabalho acadêmico.Isso é um resumo,e está excelente.

    ResponderExcluir
  25. Ótimo texto! Muito obrigada por publicá-lo.
    Os que não gostaram provavelmente não conseguiram achar a resposta do seu dever de casa aqui haha :] nada de copiar e colar.
    Este texto é um excelente resumo, e embora tenha sido publicando há quase 7 anos, ainda é de grande relevância aos assuntos atuais. Me ajudou muito a ter uma ideia mais ampla do assunto para um redação.

    ResponderExcluir
  26. Excelente encontrei tudo que estava procurando.obrigado.

    ResponderExcluir
  27. EXPETACULA... Me ajudou muito parabens..

    ResponderExcluir