Com o avanço da medicina no ultimo século, aliado a um aumento no qualidade de vida, as pessoas passaram a viver mais. Isso representa uma mudança na estrutura populacional de um país e tem grandes repercussões econômicas, políticas e sociais, no longo prazo.
Sabe-se que o envelhecimento da população é mais intenso nos países mais ricos, enquanto que nos mais pobres o processo de envelhecimento da população já começa a ser notado.
O problema que surge é como que os governos devem agir frente a este novo quadro social? Esta é uma questão a ser pensada, pois uma população mais velha significa mais aposentados, aumento dos gastos públicos e até mesmo uma diminuição da força de trabalho. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), hoje, aproximadamente 11% dos quase 7 bilhões de habitantes do planeta têm mais de 60 anos. Há, porém, uma estimativa que, em 2050, este número suba para 22%, de um total estimado de 9 bilhões de pessoas.
Aliado ao envelhecimento da população, as famílias têm tido menos filhos, especialmente nos países mais desenvolvidos, como a França, por exemplo. Em 1970, as mulheres tinham, em media, 4,3 filhos, enquanto que, atualmente, têm 2,6 filhos. Com isto espera-se que, na metade deste século, a população mundial comece a encolher.
Teorias macroeconômicas sugerem que um envelhecimento da população pode desacelerar o crescimento de uma nação. Mas como? Esta é uma questão relativamente fácil de se responder. Enquanto mais pessoas se aposentam, e menos jovens tomam seus lugares, a força de trabalho tende a diminuir, ocasionando um menor crescimento econômico, a menos que haja um rápido ganho de produtividade. Como os trabalhadores estarão mais velhos, há a possibilidade de se perder produtividade.
Há, ainda, outros problemas a serem considerados, como o previdenciário. Com o envelhecimento, haverá mais beneficiários que receberão aposentadorias, ocasionando um rombo no sistema. Daí toda a discussão existente acerca de uma reforma no sistema previdenciário. O mesmo acontece com a saúde pública. Os gastos futuros devem aumentar, uma vez que uma população mais velha necessita mais de cuidados médicos.
Enfim, estas são questões importantes que devem ser debatidas e pensadas para o futuro, e que já são percebidas em algumas nações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ficou massa pena que ningem le
ResponderExcluireu li e gostei e vc gostou ou so ficou massa
ExcluirNossa horrivel esse texto
ResponderExcluirvc que pença que esse texto e horrivel porem cada um tem a sua opiniao mais eu gostei.
Excluirpensa
Excluirmas
ExcluirDescordo com Horrivel
ResponderExcluireu achei um bom texto. tanto q c nota as bouas explicaçoes no decorrer do texto .
bem eu acgei otimo e bem explicativo
não explica nada nesse texto:@
ResponderExcluirTextto horrivel.
ResponderExcluirvão toma no cú
ExcluirMuito bomo texto !
ResponderExcluirAh me poupe sou linda ;*
ResponderExcluirUASHAUSHAUSHA, *---* por: Carine Prado
o texto não é esclarecedor
ResponderExcluirNão usei esse texto mas em certos pontos ele e regular
bom esse texto, quem gostar , goste quem não gostar , não fique colocando criticas idiotas !
ResponderExcluirgoistei da sua resposta parabens
ExcluirEu adorei este texto com ele consegui tirar uma nota suprior a 17 na disciplina de geografia
ResponderExcluirQuando uma pessoa não sabe intrepetar um texto.
ResponderExcluirNão fale mal dele, porque para o que for se este texto for analisado com atenção e há media que se lia se fosseis retirando o mais importate claro que servia.
Sois uma cambada de BURROS
ResponderExcluirSois uma cambada de BURROS e com letras maiúsculas
ResponderExcluirMuito bom o texto, fala exatamente sobre o que eu estou debatendo na faculdade. PARABÉNS !
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirCoisa mais ridícula, tratar pessoas como se fossem simples máquinas envelhecidas que só dão gastos. Isto chega a ser desumano, fico enojado com tudo isso. Tratam nossos idosos apenas como máquinas que não servem mais para o trabalho, mas se esquecem de tudo o que eles já contribuíram no passado. Se hoje nós somos o que somos, devemos sim aos nossos idosos, e eles merecem todo o nosso respeito. Lembrem-se: um dia todos vcs serão idosos também. Como se sentirão, se forem tratados como imprestáveis na terceira idade ? Ficarão felizes em serem analisados como se fossem simples máquinas ineficientes que só dão prejuízos ? Pensem nisso.
ResponderExcluirparabens vc estar abisolutamente serto(a) CONCORDO PLENAMENTE AMEI O SEU COMENTARIO
ExcluirEsse teu comentário nao tem nada a ver com o texto. O texto trata apenas de possiveis consequencias do envelhecimento da população, em nenhum momento menosprezando os idosos.
Excluir????
ResponderExcluirmuitoooo booom!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirme ajudou muito..
*****
mas precisava falar sobre a situaçoes dos idosos hj.
eh msm, então busque
Excluirmt útil.
ResponderExcluirmuito bom o texto
ResponderExcluirbom nada ele tem q resumir mais
Excluiresse texto é muito bom..
ResponderExcluiroooooooooooooooooooo
ResponderExcluireste texto e uma bosta tenta resumir assim todos entendem seu burro
ResponderExcluirisso nao adiantou nada
ResponderExcluireu adorei esse texto me ajudou muito obrigado
ResponderExcluirBom o texto, porem falta informações!!
ResponderExcluirAchei o texto super bacana! O curioso é que notei que este texto foi feito em 2009 e o assunto abordado continua tendo ampla repercussão. Prova disso foi o tema de redação da FEPAR, que abordava exatamente essas questões...Sem contar os inúmeros gráficos e reportagens que apareceram na mídia este ano... Mas acredito que a força de trabalho não irá diminuir em todos os setores... A carreira de Medicina por exemplo, visa uma dedicação para a vida toda, e a grande maioria entra nela sem pensar em aposentadoria, mas claro, há exceções...Também não sei se foi essa sua intenção ao expressar esse comentário... Achei interessante o dado de reposição de " 2,6 filhos" , porque pelo menos até 2009 segundo a fonte que você deve ter consultado, as pessoas cumpriam sua taxa de reposição-pelo menos biologicamente- e agora não só deixam de cumprir, como também não contribuem.... Não sei se você ainda utiliza esse blog, mas discutir temas como esse é super legal... Infelizmente a infinidade de blogs que tem por aí se voltam para a moda, ou coisas do gênero. E nos jornais e revistas, sabemos que muitas as vezes as matérias tem função de indução a certos pensamentos, o que acaba perdendo o real valor da transmissão de informação.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
fic
ResponderExcluirou bom
Temos que pensar além das consequências enumeradas, com a diminuição de força de trabalho e mais aposentados abre-se a porta para mais imigrantes, quem pode dizer qual o resultado disso em 50 ou 100 anos ? talvez o Brasil se torne um país com mais estrangeiros que brasileiros, como aconteceu no Egito de Moises
ResponderExcluirgostei do texto
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSe estão a procura de uma abordagem completa,leiam um artigo científico ou um trabalho acadêmico.Isso é um resumo,e está excelente.
ResponderExcluirSe estão a procura de uma abordagem completa,leiam um artigo científico ou um trabalho acadêmico.Isso é um resumo,e está excelente.
ResponderExcluirÓtimo texto! Muito obrigada por publicá-lo.
ResponderExcluirOs que não gostaram provavelmente não conseguiram achar a resposta do seu dever de casa aqui haha :] nada de copiar e colar.
Este texto é um excelente resumo, e embora tenha sido publicando há quase 7 anos, ainda é de grande relevância aos assuntos atuais. Me ajudou muito a ter uma ideia mais ampla do assunto para um redação.
Excelente encontrei tudo que estava procurando.obrigado.
ResponderExcluirEXPETACULA... Me ajudou muito parabens..
ResponderExcluir