quarta-feira, 7 de julho de 2010

A Copa e a inflação

Estava lendo as noticias hoje e me deparei com uma nota do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dizendo que a Copa do Mundo foi a principal responsável pela estabilidade do IPCA (índice divulgado pelo IBGE que mede a inflação no período) no mês de junho.

Isto, pois as pessoas direcionam seu consumo para produtos relacionados ao evento, tais como camisetas e vuvuzelas, deixando os demais produtos de lado. Como o consumo destes outros produtos é menor, os preços tendem a cair, para chamar os consumidores.

Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preços do IBGE, "em período de Copa, os brasileiros, que são muito apaixonados por futebol, deslocam o consumo para produtos que têm relação com a Copa, como camisas temáticas e vuvuzelas. Parte do orçamento e das atenções se voltam para esses produtos, reduzindo a demanda por outros, como alimentos e automóveis, o que leva a promoções no comércio e a queda de preços".

Um comentário:

  1. Nossa que nota mais estranha. A relação entre consumo e o evento esportivo não faz sentido nenhum. Se isso fosse uma constatação real, por qual motivo as empresas investiriam tanto assim em campanhas publicitárias durante este período. Não é possível que vendam menos alimentos em detrimento de camisetas e vuvuzelas.

    ResponderExcluir