terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Crise Financeira vai mudar os Bancos Centrais

Como tem sido noticiado ultimamente, a economia mundial tem apresentado sinais de recuperação, o que afeta diretamente o ânimo dos mercados. Porém, debaixo do pano ainda existe muita preocupação e confusão, pois ainda não se sabe se a recuperação será consistente ou frágil. Tais fatos têm culminado numa mudança nos papéis dos Bancos Centrais.

Como sabemos, o principal papel dos Bancos Centrais, especialmente o nosso, nas últimas décadas, tem sido o controle inflacionário, através da manipulação das taxas de juros (taxa SELIC no Brasil). Tal taxa é de extrema importância, pois serve de parâmetro para grande parte das decisões financeiras e econômicas.

O Brasil adota o sistema de “meta de inflação”, no qual estipula um mínimo e um máximo inflacionário para o ano e manipula as taxas de juros em reuniões periódicas, para adequar a inflação dentro desta faixa.

No entanto nem todos os Bancos Centrais atuam assim. Vejamos o FED (Federal Reserve), o Banco Central dos EUA, por exemplo. Ele nunca adotou uma meta inflacionária. Para seus executivos e analistas, as bolhas econômicas são de difícil reconhecimento e é mais fácil remediá-las assim que elas estouram, cortando as taxas de juros. Esta política vai contra a adotada pelos Bancos Centrais do Japão e dos países europeus, que adotam uma política “contra bolhas”.

O ponto, porém, é que nenhum dos Bancos Centrais focou especificamente nas suas responsabilidades em manter a estabilidade da economia. Agora, com o surgimento da crise internacional fica clara a necessidade de que os Bancos devem se preocupar com a saúde de todo o sistema financeiro e não apenas com a estabilidade dos preços.

Com isso surgem dificuldades. A mudança de preços é mensurável, através de índices econômicos. Como fazê-lo, porém, com a estabilidade econômica? Quais as ferramentas a serem utilizadas? Muitos afirmam que uma das soluções seria uma maior regulação financeira. No entanto há uma nébula acerca do que deveria realmente ser regulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário