segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A ciranda da economia

O mundo está se aquecendo de novo e isto não é diferente com a China. Este país, de porte continental, é o maior expoente entre os países emergentes e um dos maiores consumidores de commodities (produtos que não sofreram nenhum beneficiamento e não são diferenciados) do mundo.

Hoje observamos um aumento generalizado dos valores destas commodities e isso têm impactos no Brasil. Nosso país é conhecido por grande parte de suas exportações serem produtos agrícolas ou materiais brutos, como minério de ferro, por exemplo.

Com o aumento dos preços das commodities no mercado internacional, o Brasil recebe mais pelos seus produtos e isto tem um impacto na balança comercial, que é a diferença das exportações com as importações. Pode-se dizer que durante algum tempo o Dólar serviu como barreira para impedir que o preço destes produtos se elevassem no mercado interno. No entanto, a realidade hoje é outra, e observamos sim um aumento nestes preços. Isso é preocupante, pois pode gerar a tão atemorizante inflação, que nada mais é do que o aumento dos preços na economia.

O perigo é que se os analistas de economia julgarem que há um risco de inflação, o Banco Central pode voltar a subir os juros (taxa SELIC), o que reduz os investimentos em produção, mas torna os títulos brasileiros mais interessantes para os investidores no mercado financeiro. E vale lembrar, apenas, que estes movimentos têm lá seus impactos na taxa de câmbio.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ORÇAMENTO FAMILIAR



Hoje vou dar uma dica para as donas de casa que desejam controlar melhor o seu dinheiro, vou falar sobre o ORÇAMENTO FAMILIAR!!!

O orçamento familiar é uma ferramenta importante para o planejamento e permite identificar aonde ocorrem os desperdícios e como economizar. E o melhor de tudo é que não é difícil de fazer:

1) O primeiro passo é montar uma pequena planilha com pelo menos duas colunas: uma identificando as receitas da família e outra as despesas;

2) Assim, o segundo passo é identificar todas as receitas da família no mês;

3) Em seguida, é preciso elencar as despesas essenciais, isto é, todas as despesas que não podem ser cortadas (ex: energia elétrica, remédios etc.);

4) A próxima tarefa é calcular o saldo que são as receitas menos as despesas (receitas – despesas):

a. Se o saldo for positivo, você está indo bem e tem dinheiro sobrando no final do mês, podendo gastar com algo que não seja essencial ou até mesmo aplicar o dinheiro para receber rendimentos;
b. Por outro lado, se o saldo é negativo, você precisa repensar as suas despesas. Uma vez colocado no papel tudo aquilo que você considera essencial para o seu dia-a-dia, torna-se fácil identificar o que é supérfluo e que pode ser cortado. Se nada puder ser cortado, será necessário novas fonte de receitas mensais.

5) E o orçamento familiar não pára por aí... deve-se projetar as receitas e despesas para os meses futuros, para facilitar o planejamento e para que a família saiba os seus limites de gastos.

Qualquer dúvida, podem entrar em contato comigo pelo lucas.brancati@gmail.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

A crise e seus impactos nas exportações brasileiras

Já é comum o conhecimento que a crise teve seus impactos no comercio internacional, pois houve uma desaceleração da economia mundial. O que não é muito explorado são os impactos que isto tem no Brasil.

A Balança Comercial é o resultado da diferença entre as exportações e as importações. É possível dizer que a crise afetou o saldo desta Balança. Como? Ora, se o comercio mundial foi reduzido pelo desaquecimento da economia no ano passado, logicamente as exportações brasileiras diminuiram. Foi, recentemente, divulgado que as exportações apresentaram, em 2009, o maior recuo desde 1950.

Há um outro fator de peso que influencia a ação dos empresários: o câmbio. Com o Dólar baixo ou o Real valorizado (tanto faz, pois dá na mesma), os produtos brasileiros ficam menos competitivos internacionalmente, o que faz com que os empresários optem por vendê-los no Mercado interno ou diminuam sua produção.

Mas o cenário econômico mundial tem melhorado e o Brasil já está “fora da crise”, tendo a frente um futuro promissor. O que preocupa mesmo é a composição das exportações brasileiras. Houve uma queda nas exportações de produtos manufaturados (que são aqueles produzidos na indústria, que passaram por um beneficiamento) e um aumento na venda de commodities (que são produtos sem beneficiamento, tal como a soja, minerio de ferro etc.).

Na minha opinião, para que o Brasil se consolide como uma potência mundial (que é o que se espera no futuro) devem ser tomadas diversas medidas, algumas políticas (como reformas e investimento em infra-estrutura) e algumas estruturais, no sentido de investir mais em tecnologia , em pesquisa e nas indústrias brasileiras, fortalecendo-as.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FELIZ ANO NOVO!!!

Mais um ano que passa, outro ano que começa! 2010 é um ano de grandes acontecimentos e de grandes expectativas: é ano de copa do mundo e é ano de eleições. Uma nova década começa e o Brasil apresenta uma política económica sólida para consolidar sua importância no mercado internacional.

Aproveito para deixar a todos os meus votos de um feliz ano novo, repleto de alegrias, realizações e muita paz, amor e saúde!

FELIZ 2010!!