quarta-feira, 11 de março de 2009

Aumentam os efeitos da crise no Brasil

Segundo relatório divulgado ontem, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de 2008, isto é, tudo aquilo que foi produzido no Brasil no ano de 2008, sofreu uma forte retração no último trimestre do ano. A diminuição do PIB já era esperada, mas veio muito mais forte do que os economistas imaginavam, o que evidencia que os impactos da crise financeira no Brasil são graves.

Houve, no quarto trimestre, uma redução da atividade produtiva da indústria, que já era esperada. O que realmente surpreendeu foi a queda no consumo das famílias (aproximadamente 2%). Se o PIB recuar novamente no primeiro trimestre de 2009, enfrentaremos o que chamamos de “recessão técnica”.

O cenário de recessão técnica seria muito ruim para o Brasil, especialmente para a imagem do Presidente Lula, que afirmou várias vezes que o Brasil estava “imune” aos efeitos da crise. A história nos mostra que em tempos de “vacas magras” a popularidade do Presidente da República diminui. O presidente deposita, portanto, suas esperanças no Pacote Habitacional, que ainda não tem data para ser lançado. Outras ferramentas importantes para o governo seriam o PAC, o BNDES e a redução da taxa de juros (SELIC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário