sexta-feira, 27 de março de 2009

Minha casa, minha vida!

O Plano Habitacional, conhecido pelo nome "Minha Casa, Minha Vida” irá construir 1 milhão de casas, sem um prazo definido. Tais medidas movimentarão R$ 34 bi. Tanto as regras a serem divulgadas, como o início do programa estão programados para o dia 13 de abril.

Confira algumas perguntas e respostas elaboradas pelo Estadão, e que permitem entender melhor como funciona o plano:


Quais são as pessoas mais beneficiadas pelo pacote?


As famílias com renda de até 10 salários mínimos (R$ 4.650,00).

Quem vai poder comprar a casa com prestações de R$ 50 por mês?

Só as famílias com renda de até 3 salários mínimos (R$ 1.395,00).

Como se inscrever no programa?

O candidato a mutuário deve procurar a prefeitura, o governo do Estado ou movimentos sociais para se cadastrar . Após a seleção, ele é convocado para apresentação de documentação pessoal na Caixa, no correspondente imobiliário, prefeitura ou outros agentes credenciados.

Quais as condições a serem cumpridas?

Não ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo e não possuir casa própria ou financiamento em qualquer Estado.

E para quem tem renda superior a 3 mínimos?

O candidato deve procurar a construtora que lançou o imóvel com supervisão da Caixa.

Quais as condições a serem cumpridas por essa faixa de renda?

Não ter financiamento do SFH, nem ter usado o FGTS em financiamento desde 1º de maio de 2005 . O candidato também não pode possuir casa própria.

E os mutuários com renda superior a 10 mínimos (classe média)?

Essas famílias não fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, mas também foram beneficiadas. Hoje, elas podem financiar imóveis de até R$ 350 mil. A partir de agora, o valor do imóvel a ser financiado com recursos do FGTS sobe para até R$ 500 mil.

A classe média foi beneficiada com mais alguma medida?

Sim, também aumentou a fatia do valor do imóvel a ser financiado pelo SBPE (de 80% para 90%) e pelo FGTS (de 90% para 100%).

3 comentários:

  1. Quem ganha apenas dois salarios minimos. O que fazer pra comprar a casa própria?

    ResponderExcluir
  2. Se você quiser participar do programa "Minha Casa, Minha Vida", você deverá se cadastrar na prefeitura de sua cidade. Para facilitar o entendimento do plano decidi postar um link para um arquivo da Caixa, que explica muito bem o plano e como agir. Segue o link:

    http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/habita/cartilhas/minha_casa_minha_vida.pdf

    Qualquer duvida, pode enviar um e-mail para lucas.brancati@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ola, tudo bem? Gostaria que se pudesse, queria saber como anda a area destinada para o projeto Minha Casa Minha Vida, porque nao tem area destinada ainda pela prefeitura, porque? Segundo quando ligamos para perguntar sobre o projeto, eles dizem que estao aguardando resposta de uma area para esse projeto, obrigada ate.

    ResponderExcluir