terça-feira, 24 de março de 2009

Ouro do futuro!


Água é sinônimo de vida: todos precisam dela para viver. Este domingo, dia 22 de março, foi o Dia Mundial da Água, e muito se discutiu a importância deste bem tão precioso.

O Brasil é o país com mais recursos hídricos no mundo, com aproximadamente 12% de toda a água doce do planeta, ou seja, em teoria não deveria ter problemas de escassez. O grande problema, no entanto, é que este recurso não está dividido igualmente por todo o nosso território: há uma grande concentração da água na Região Norte, na Floresta Amazônica.

A Região Sudeste, composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, possui a maior concentração populacional de todo o país e poucos recursos hídricos, o que gera uma grande preocupação. A Bacia do PCJ (composta pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), por exemplo, possui uma disponibilidade de água inferior à disponibilidade ideal, de 1,5 mil metros cúbicos por habitante ao ano, fixada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Cidades como São Paulo precisam captar recursos em outras regiões, devido à poluição de seus rios.

Surge, portanto, a necessidade de políticas públicas para remediar esta situação. E quando eu digo políticas públicas, digo políticas de conscientização para a não poluição do meio-ambiente, políticas de saneamento básico, políticas de recuperação das Bacias Hidrográficas, políticas de racionalização aliadas a uma fiscalização muito mais rígida das empresas poluidoras, entre muitas outras medidas possíveis.

A água, diferentemente do que muitos pensam, é um bem escasso e deve ser usado racionalmente. Se não for utilizada adequadamente poderá nos fazer falta no futuro. Muitas pessoas ao redor do mundo já enfrentam a falta de água. Como dizem por aí: “a água é o ouro do futuro!”.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo comentário
    Um abraço
    Keller Stocco

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu blog do nada e achei bem interessante!
    Acho que esse é o futuro, mídias interativas (blogs, twitter, flickr, etc) + jovens que se interessam por assuntos realmente importantes para a sociedade.
    Parabéns pelo blog e é claro, vamos manter contato sim.

    Abraços.

    ResponderExcluir