terça-feira, 31 de março de 2009

Governo prorroga redução do IPI

O governo prorrogou ontem, por mais 3 meses a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na indústria automobilística. Essa é uma medida que tem como objetivo estimular o setor, através do barateamento dos carros populares e a conseqüente manutenção dos empregos pelas montadoras. Além disto, foi decidido reduzir a alíquota do COFINS para as motos.

Os benefícios são claramente evidenciados na fala de Guido Mantega, ministro da Fazenda, que afirma que “esta medida foi muito bem-sucedida, porque houve uma recuperação rápida da atividade... a indústria automotiva é importante para o País porque é uma cadeia produtora que chega a representar 23% do PIB industrial".


Em contrapartida, o governo irá aumentar o IPI e o PIS/ COFINS dos cigarros, com a intenção de compensar a renúncia fiscal das medidas adotadas. Espera-se um aumento de 30% no valor destes produtos.

Ademais, a hora é propícia para comprar carros, pois o crédito está se restabelecendo, as taxas de juros estão caindo e o preço dos automóveis estará mais barato nos 3 meses do programa anunciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário