segunda-feira, 27 de abril de 2009

Mudanças na caderneta de poupança!


O governo está estudando mudanças na caderneta de poupança. Isto ocorre, pois uma possível diminuição da taxa básica de juros da economia (SELIC) tornaria outros investimentos menos atraentes, fazendo com que vários investidores migrem para a poupança.

O presidente Lula afirmou que “na medida em que você começa a cair a taxa de juros, você precisa ter um equilíbrio porque senão não é mais poupança, passa a ser investimento. Daqui a pouco as grandes multinacionais vão querer colocar dinheiro na poupança. Por isso, nós precisamos ter cuidado para não quebrar um sistema que funciona adequadamente”.

Mas qual seria o grande problema de as empresas investirem em poupança? É que elas irão retirar dinheiro do mercado financeiro, dos fundos de investimentos e de aplicações de renda fixa e isso tem um grande impacto econômico, uma vez que isto pode prejudicar o financiamento público.

Em resumo, "o governo tem que fazer medidas que mantenham a atratividade da poupança e dos fundos. Porque poupança é um dos grandes financiadores de recursos para a habitação. E se penalizar demais os fundos, passa a ter dificuldade de financiamento público”, como disse Miguel de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário