quinta-feira, 30 de abril de 2009

Recomendação de leitura...



Hoje eu terminei de ler um livro, O Recurso, de John Grisham.

Este livro é um romance que faz fortes críticas às instituições do sistema judiciário norte-americano, mostrando como estas são corruptíveis. O livro nos faz parar para pensar a respeito dos ideais de justiça e da imparcialidade do Poder Judiciário.

A história gira em torno de uma grande empresa que perde um processo milionário no Mississipi e é condenada a pagar valores exorbitantes de danos morais e multa punitiva. Em seguida, as ações da corporação caem e ela ingressa com um recurso na Suprema Corte do Mississipi. Prevendo um resultado desfavorável, Carl Trudeau, executivo da empresa, se utiliza de meios obscuros para modificar um dos juízes, através do processo eleitoral. Sim, eleitoral, pois lá nos EUA (Estados Unidos da América) os juízes do Mississipi são eleitos, havendo até campanha política. Bom, o resto eu não vou contar, para não acabar com a graça do livro.

Fica então a recomendação da leitura, que mostra que países sérios também apresentam problemas. John Grisham é escritor e colecionador de Best Sellers, entre eles A Firma, O Dossiê Pelicano, O Júri e O Cliente, além de muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário