quinta-feira, 16 de abril de 2009

Para Mantega o pior já passou!!


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que, no Brasil, o pior da crise já passou. Isso pode ser evidenciado claramente em sua fala: "No Brasil, entramos por último na crise, e, talvez, sejamos um dos primeiros a sair. O que não impede que tenha havido uma forte desaceleração da economia. No último trimestre de 2008, tivemos queda forte do PIB [de 3,6% contra os três meses anteriores]. Vários setores perderam mercado e crédito. Porém, eu diria que a economia, em março e abril, já apresenta sinais de alguma recuperação. Posso dizer que acredito que o fundo do poço já passou no Brasil. Não quer dizer que a crise já passou, mas que a fase mais aguda foi deixada para trás".

Mantega afirmou ainda que nosso país, depois da China, é o mais procurado pelos investidores estrangeiros. Sendo assim, o mercado brasileiro deixa a quarta para a segunda colocação na preferência dos investidores. Isso possibilitará uma maior entrada de dinheiro (diga-se dólares) na economia brasileira.

O ministro ainda afirmou que este otimismo não é compartilhado pelos outros países, pois não há uma certeza se o fundo do poço foi realmente atingido, pairando uma dúvida no ar. Disse ainda, que “os bancos grandes mundiais continuam fragilizados devido às aplicações temerárias que fizeram. O mercado está um pouco mais calmo, e o crédito interbancário já está voltando. Um banco já consegue tomar dinheiro emprestado de outro banco, então começa a financiar a produção. A reunião do G20 avançou com propostas que estão devolvendo um pouco da confiança perdida no mundo, mas ainda há uma grande desconfiança nos destinos da economia mundial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário