segunda-feira, 13 de abril de 2009

O novo ENEM


O MEC (Ministério da Educação) divulgou na terça passada, dia 08/04/09, o novo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Esta nova prova terá algumas características diferentes da anterior, uma vez que poderá ser usada pelo estudante para ingressar na faculdade. Sim, é verdade, o novo ENEM poderá substituir o tão famoso vestibular. A proposta do MEC consiste na instituição de uma prova unificada que se torne a porta de entrada para as universidades brasileiras, isto é, o que se pretende é que se substitua o vestibular por esta prova.

O novo exame abordará quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. O teste será nos moldes do antigo, valorizando o raciocínio lógico. Abordará, no entanto, assuntos acadêmicos, relacionados ao Ensino Médio.

Duas são as formas de ser utilizado:
1) As universidades que optarem por ele, podem usá-lo como “primeira-fase”, utilizando as notas do ENEM como forma de selecionar os melhores alunos para a segunda fase, ou ainda como “fase-única”;
2) As universidades podem aderir ao Sistema de Seleção Unificada, no qual o exame seria a única avaliação, e os candidatos irão escolher 5 (cinco) opções de cursos.

Várias são as instituições interessadas e a proposta prevê a aplicação do novo ENEM nos dias 3 e 4 outubro e a divulgação das quatro provas de múltipla escolha em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi proposta para 8 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário