quarta-feira, 18 de março de 2009

A questão energética


Um dos principais temas para o desenvolvimento mundial é a questão energética. Hoje, a maior parte de toda a energia consumida no planeta provém de fontes não renováveis, como o petróleo, por exemplo. Com a crescente preocupação ambiental, muitos países começaram a investir em outras fontes de energia, e o Brasil é um deles.

O Brasil passou, há alguns anos, por uma escassez de energia elétrica, que originaram os famosos apagões. Não é nenhum segredo que o Brasil ainda enfrenta alguns problemas energéticos, embora a situação esteja muito melhor atualmente. Por isso, há uma grande preocupação do governo com a produção de energia, tanto que uma boa fatia da verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) foi destinada ao setor energético.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), 45% da energia consumida no Brasil, no ano de 2007, veio de fontes renováveis, valor muito acima da média mundial. Nosso país tem buscado projetos de investimento que sejam “verdes”, ou seja, causem menores impactos ambientais. Isso pode ser verificado com o expressivo aumento do número de usinas hidrelétricas em construção, com uma maior importância da biomassa no cenário mundial e com pesquisas de novas fontes renováveis, que gerem “energia limpa”.

Essa preocupação com o ambiente não descarta, contudo, a necessidade de o Brasil investir em projetos não renováveis, como a exploração das jazidas encontradas na camada pré-sal. Esse é um investimento de muita importância e altamente estratégico, pois aumentará a importância do Brasil na economia mundial, além de tornar nosso país auto-suficiente na produção de gás natural.

5 comentários: